Apresentação

Lançamento da Revista Transdisciplinar Logos e Veritas

Em agosto de 2013, por conta da aprovação do Projeto de Pesquisa O conceito de justiça no pensamento ético-político-jurídico de Aristóteles nas obras “Ética a Nicômaco”, livro V e a “Política” livro III junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC-UNESA, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico–CNPq, a Coordenação do Curso de Direito da UNESA Campus Cabo Frio, na pessoa da Prof.ª Maria Clarice Bezerra da Nóbrega, estimulou a instituição de um ambiente de pesquisa no Campus com o objetivo de criar condições materiais e espirituais para reunir o grupo de alunos vinculados ao Projeto supra. Em pouco tempo, após algumas reuniões, construímos a ideia de um núcleo de pesquisa que, por conta da sugestão do velho mestre e cientista social Aluízio Alves Filho da PUC-RJ, passou a se chamar NÚCLEO DE PESQUISA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS-NPCJS, cujo intento se engrandeceu ao ponto de tornar-se um centro de estudos do referido Campus envolvendo o incentivo de diversos projetos de investigação de todos os seus professores, desde que o objeto contemple a transdisciplinaridade. Contudo, as ideias não ficaram somente nessa esfera, pois, por mais ampla que fossem, não correspondiam às expectativas dos seus membros.

Assim, após os denominados “Encontros” em torno do “Ciclo de leituras sobre os mitos platônicos ao cair da tarde”, que contou com o apoio dos Cursos de Direito e de História, desenvolveu-se a ideia de instituirmos uma revista que divulgasse nossas pesquisas e seus resultados, mesmo que provisórios. Foi nesse momento que surgiu o talento da Web Developer Lou Calainho, estudante do quinto período de História, que já tinha dado mostra nos cartazes confeccionados para o Encontro acima citado e o “Seminário de Filosofia e Ciência, segundo a Conferência de Husserl em Viena no ano de 1935”.

Nossa Revista, depois de longas trocas de e-mails, por sugestão de Lou Calainho, passou a chamar-se Revista Transdisciplinar Logos e Veritas do NPCJS, que conterá artigos dos membros dos corpos docente e discente da UNESA-Cabo Frio, sem olvidar a contribuição de estudiosos de outros campi da UNESA e Instituições coirmãs, e ainda sem ignorar o investigador solitário que possa contribuir para novas formas de pensar, o que nos remete à origem do pensamento ocidental com os magistrais exemplos de Tales, Anaximandro, Parmênides, Heráclito etc.

A Revista Logos e Veritas tem a pretensão de fazer valer os dois vocábulos de seu título, notadamente extraídos das duas línguas que configuram o ideário do mundo ocidental, a saber: logos, do grego explicação, discurso compreensivo, razão etc., e veritas, do latim verdade. Razão e verdade, portanto, são os compromissos deste novo veículo de transmissão de ideias que, mesmo ciente de suas imensas limitações, procurará com elegância expor, debater, indagar, discordar, concordar, analisar, investigar, “ruminar” e refletir sobre todos os objetos, temas e problemas compreendidos pelo mundo da transdisciplinaridade. Nesse caso, tudo que permeia o nosso universo demasiadamente humano.

Por fim, desejamos destacar que a nossa Revista não seria possível sem os apoios decisivos dos Gerentes Acadêmico e Administrativo Sr. Paulo Carvalho e Sr. Fabio Rodrigues; da bibliotecária Karla Amandio e sua equipe, especialmente Newton Machado; da Sr.ª Luciana Rodrigues da Coordenação dos Professores e sua equipe composta por Luiz Continentino e Renata Alves; dos amigos do Laboratório de Informática André Alves e Heverton de Oliveira; do apoio logístico de Stanley Wagner, Karina Felippe e Benedito Pereira, e, necessariamente dos professores e estudantes que contribuíram com seus trabalhos para o primeiro exemplar, além dos generosos leitores que nos honrarão contribuindo com críticas fundamentais para o aperfeiçoamento desta nossa odisseia.

Boa leitura.
Comissão Editorial.

ponto-final