Histórico

Prezados amigos professores,

Com o propósito de incentivar por parte de nossos estudantes a necessidade da reflexão, o gosto pelo diálogo, o prazer pela análise e a busca dos fundamentos para um olhar atento e crítico sobre o “entorno” humano, o Núcleo de Pesquisa de Ciências Jurídicas e Sociais – NPCJS, recentemente instituído, inaugura suas atividades com um ciclo de leituras sobre os principais mitos elaborados por Platão ao longo de sua atividade como professor e filósofo.

Meio “sem querer”, confessamos que a escolha deste monumental filósofo para iniciar nossas atividades tem um carácter simbólico altamente expressivo. Platão é tido pelos grandes estudiosos da filosofia, sejam eles juristas, historiadores, filósofos, cientistas sociais, estetas, matemáticos, físicos, cientistas da mente, literatos etc., como aquele que inaugura a Filosofia como uma profunda investigação sobre os problemas que dizem respeito ao homem sob o império da epistheme. E, nesse caso, os problemas que concernem aos homens são todos aqueles alcançados pela inteligência, atributo especificamente humano capaz de pôr, intencionalmente, sentidos nos objetos, quaisquer que sejam eles. Outro detalhe muito importante, o mestre de Aristóteles é também, de forma simbólica, o construtor da ideia de Academia, nome que ele emprega ao seu estabelecimento de pesquisa-ensino em homenagem ao herói ático Academo, cujo apelido faz referência àquele que age livremente, isto é, com liberdade de cátedra.

Por isso, pedimos aos estimados coordenadores e professores que usem de seus valiosos prestígios juntos aos seus estudantes incentivando-os a que participem do ciclo de OFICINAS INTERDISCIPLINARES (em anexo programação e cópias dos textos). A condição da participação é somente fotocopiar os textos que se encontram na copiadora e apresentar suas impressões sobre os escritos do fundador da Academia. Contudo, para obter o Certificado é preciso que o estudante participe pelo menos de quatro encontros.

Bem, perdão por tomarmos o precioso tempo dos colegas. Apenas destacamos que o nosso Núcleo é do Campus Cabo Frio, e para que ele se materialize precisa do apoio e da efetiva crítica de todos, critério racional de toda e qualquer forma de progresso.

Informamos, ainda, que serão atribuídas 5 horas ACC ao estudante que participar de quatro ou mais encontros.

Ah, não podemos nos esquecer de agradecer a parceria do Prof. Paulo Cotias (História) e das Professoras Maria Clarice e Tais Elaine (Direito) para a realização desse evento.

Cabo Frio, 10 de outubro de 2013.
Cordialmente, NPCJS.

ponto-final