Linhas de Pesquisa

Em agosto de 2013, com o apoio do Curso de Direto e da Coordenação Acadêmica do Campus Cabo Frio – UNESA, foi instituído o Núcleo de Pesquisa de Ciências Jurídicas e Sociais – NPCJS -, cujo escopo é investigar os fenômenos jurídicos, sociais, políticos, culturais etc. e, de forma acadêmica, tornar públicos os resultados do labor científico dos seus membros sob a forma de artigos em periódicos, seminários, cursos de extensão, encontros, oficinas de leituras, oficinas transdisciplinares e outros meios acadêmicos. Para tanto, inicialmente, dispomos de uma infraestrutura de excelência capaz de possibilitar aos docentes e discentes a realização de projetos de pesquisa. No momento temos quatro projetos em andamento, a saber:

1 – Linha de Pesquisa: O conceito de justiça no pensamento ético-político-jurídico de Aristóteles nas obras “Ética a Nicômaco” livro V e a “Política” livro III.
Responsável: Prof. Wellington Trotta.
Pesquisadores: Os estudantes Berenice Cândido Costa Ramalho (Bolsa PIBIC-UNESA-CNPq), Eder Leal Dias, Eduardo Alberto M. G. Ferreira Queiroga (Bolsa PIBIC-UNESA) e Jhonnatha Fernandes. P. de Andrade.

2 – Linha de Pesquisa: A condição sociopolítica da mulher da Cidade de Cabo Frio face à violência doméstica e familiar.
Responsável: Prof.ª Tais Elaine Nascimento Vieira.
Pesquisadores: Os estudantes Hercília Maria de Souza Silva e Rafael Silva Canto Rocha.

3 – Linha de Pesquisa: O imaginário e as representações religiosas no espaço urbano da Cidade do Rio de Janeiro nos anos de 1930 a 1945 e o impacto sobre o sentido de identidade.
Responsável: Prof. Alexandre Teixeira dos Santos.
Pesquisadores: Os estudantes Leonardo Iasculski, Márcia Cristina Paz de Almeida e Maria de Lourdes Ferreira Calainho.

4 – Linha de Pesquisa: A relação entre filosofia e ética, segundo o pensamento de Edmund Husserl em sua Conferência de Viena em 1935 “A crise da humanidade europeia e a filosofia”.
Responsável: Prof. Wellington Trotta.
Pesquisadores: A estudante Iely Castelo Sampaio.

5 – Linha de Pesquisa: Conceito de Estado em Marx a partir da obra Crítica da filosofia do direito de Hegel.
Responsável: Prof. Wellington Trotta.
Pesquisadores: Os estudantes Eduardo A. M. Gomes Ferreira Queiroga, Michele Souza da Silva, Maria de Lourdes Ferreira Calainho e Pablo Magaton Mendes.
Com a colaboração da Doutoranda: Professora Sabrina Diniz Bittencourt Nepomuceno.

ponto-final